Já estamos trabalhando para a próxima edição do festival.

GRANDES PERSONALIDADES DO EVENTO EM 2006


Zé da Terreira - Músico, ator, compositor, baluarte e grande sambista de  Porto Alegre. Um dos fundadores do grupo Oi Nóis Aqui Traveis - Terreira da Tribo na decada de 70. Participou da montagem original do musical "Hair" no RJ. Lançou disco de grande repercussão pelo FUMPROARTE denominado " QUEM TEM BOCA É PRÁ CANTAR".


 
Mestre Giba Giba - Cidadão hemérito de Porto Alegre. Natural de pelotas é um dos maiores nomes da cultura Afro do RS tendo gravado inumeros trabalhos e reconhecido nacionalmente por sua história. Giba GIba é também fundador do CABOBÚ, importante festival afro da cidade de Pelotas, além de ser o patrono do Evento. Recebeu o Prêmio Batuta de Ouro PercPoa.


 
Mestre Walter Borel - Africanólogo, tamboreiro reconhecido mundialmente por suas pesquisas rítmicas e domínio do  idioma Yorubá. Um dos maiores conhecedores dos pontos e cânticos religiosos Afro-brasileiros. Recentemente lançou o Livro "Agô Iê - Vamos falar dos Orixás".Recebeu o prêmio de destaque na primeira edição do evento.   



Serrote Preto - Grupo de destaque na cena cultural sulista. Foi uma das atrações principais de todas edições do Fórum Social Mundial. Possui projetos sociais em escolas e centros comunitários. Este ano lançou seu segundo disco " MISTURA DE CRENÇAS" realizando tourne. Hoje com dez anos e mais de dois mil shows.


  
Maracatu Truvão - O grupo tem se destacado em inúmeras atividades, sendo uma das atrações principais do Prêmio Açorianos de Música promovido pela SMC. Realiza oficinas e shows periódicos domingos na sede do bloco afro AFROSUL ODOMODÊ. Prepara-se para lançar seu primeiro disco.



Mestre Gersy Saraiva - Um dos mais renomados bateristas da atualidade. Com com mais de seis décadas dedicadas   ao estudo deste intrumento. Já tocou com nomes como Luiz Gonzaga, Elis Regina, Pedrinho Mattar, Dizzye Gilespie, além de ter sido mestre reconhecido por nomes como NENÊ, MUTINHO e RICARDO PINOTI. É um dos maiores estudiosos das vertentes rítmicas Afro-Cubanas. Foi laureado com o troféu BATUTA DE OURO ná última edição PercPoa.



AfroSul - Odomodê - Grupo liderado pelo compositor e percussionista PAULO ROMEU que já atuou ao lado de nomes como BEDEU, GILBETO GIL e PAU BRASIL. É responsável pela profissionalização musical de inúmeros jovens em cituação de risco atendidos na ong AFRO SUL . Realizou inúmeras oficinas de percussão  na FASE. Realiza periodicamente o projeto FARRA DE RUA, arrecadando alimentos e agasalhos para comunidade carentes.



Percuteria da Glória - Liderada pelo percussionista LUIZ JAKKA, que já dividiu o palco com BLITZ, MONOBLOCO, DJAVAN, DANI CARLOS e atualmente faz parte do grupo "trezegraus" junto com o guitarrista James Liberato, Aninha Freire e Thiago Colombo. Luiz Jakka também ministra aulas na escola Estação Musical. O grupo destacou rítmos como samba, jazz e salsa, além de ter realizado um verdadeiro carnaval rítmico no encerramento do evento.


  
Mestre Paraqueda - Lendário compositor e percussionista da escola de samba "SAMBA PURO" do Morro da Conceição  mais conhecido como "Maria Degolada".
Realiza projetos sociais no bairro Itapuã, onde reside. Mestre Paraqueda é também pintor e escultor e terá suas obras expostas no saguão do teatro no dia do evento. Foi agraciado com o troféu BATUTA DE OURO na última edição do PERC POA.



Batacla FC - Uma das bandas mais inovadoras na música contemporânea, trazendo Sandro Gravador, tocador de "sopapo" um dos mestres de bateria mais considerados do sul, Prêmio Açorianos de melhor instrumentista. Possuem inúmeros cds um deles: "Assim Falou Bataclan" que obteve amplo destaque, banda que sempre contribuiu na divulgação dos tambores sulistas.

Iara Deodoro - Obteve o prêmio de Destaque Cultural a 37 anos comanda a Instituição Ponto de Cultura AfroSul/Odomode com amplo destaque no cenário Cultural e Social de Porto Alegre. 

 
Elojac (Maria Bonita) idealizador do evento.