Já estamos trabalhando para a próxima edição do festival.

Diretrizes Básicas


     PercPOA – Festival de Percussão da Cidade de Porto Alegre é o maior encontro de percussionistas do sul do Brasil. Este festival está voltado para as diversas manifestações rítmicas da cultura brasileira.. O PercPOA é um festival que reúne seminários, oficinas de percussão, shows, atividades de inclusão social e, principalmente, a integração de todos os músicos e pessoas envolvidas com o tambor, o batuque, a bateria e a música de maneira geral.
     O contra-ponto à cultura do Palco Italiano é notoriamente praticado e difundido,  pois além de acontecerem oficinas, workshops e shows em espaços abertos  ao nível dos espectadores, já é esperado o Cortejo Final, momento em que, no encerramento do evento, os artistas descem do palco ,j untam-se ao público e deixam em cordão o teatro TULIO PIVA, fazendo um verdadeiro carnaval, onde depois de uns bons sopapos, os tocantes, cantantes e dançantes dão por cumprida sua missão e confraternizam.
     Um outro aspecto relevante do Perc POA é a inclusão social, seja sob forma de oficinas gratuitas, arrecadação de alimentos ou resgate de  matrizes culturais sufocadas pela verticalização da cultura, de um modo geral.
     Nesta edição o projeto, além dos shows e oficinas de ritmo, contará com exposições de arte e de instrumentos musicais nas dependências do teatro.
     

     O PercPOA tem como seus principais objetivos:

- Difundir a música entre os jovens, oferecendo referências de qualidade associadas à novas e tradicionais possibilidades culturais
-  Valorizar nossa herança cultural musical, principalmente rítmica
-  Resgatar e reescrever a história do tambor no sul do Brasil
- Integrar a classe artística, oferecendo cursos, workshops, palestras, visitações, oficinas e shows gratuítos, sem cobrança de ingressos ou taxas de inscrição
- Atingir o maior número possível de público, seja nas oficinas permanentes, workshops,  shows, palestras, mídias convencionais e alternativas

   
   O Ritmo como justificativa se manifesta em tudo, ele rege o que a física quântica de vanguarda chamaria de “Sincronismo Cósmico” . É este sincronismo que determina desde a organização de um átomo, à complexa interrelação do sistema solar.
   O ritmo vive dentro de nós, nas batidas de nosso coração, na respiração e no caminhar no centro da terra e em nossos ancestrais.
   O ritmo foi a primeira forma de comunicação entre os seres, antes mesmo da linguagem falada ou escrita.
   Os instrumentos de percussão são os mais antigos que existem. Em muitos sítios arqueológicos foram encontradas representações de pessoas dançando em torno de um tambor. Muitos objetos musicais também foram encontrados como toras de árvore fossilizadas, possivelmente usadas como tambores primitivos, e diversas versões de litofones, rochas de diversos tamanhos que eram dispostas sobre um tronco ou buraco no chão, usadas para produzir música melódica por percussão.
   Com o advento da tecnologia os seres-humanos, em um primeiro momento, se distanciaram da Natureza. É esta re-ligação que queremos promover através da música e da educação musical.
   
  A Música tem se mostrado uma das mais eficientes linguagens universais, abrindo janelas culturais e unificando os povos, sendo um caminho nítido para a paz e o entendimento entre as nações.
   O diferencial deste evento é a criatividade e a pluralidade das situações ofertadas, buscando a integração de músicos percussionistas e o despertar da juventude para a arte dos tambores.
 
   O PercPOA é um evento de realização anual que marcará o calendário da cultura popular do sul do Brasil.

   Porto Alegre é a cidade escolhida para ser a sede permanente deste evento, diante da riqueza étnica e a pluralidade cultural existente no sul do Brasil, onde a afro-descendência e a cultura indígena se misturam harmoniosamente com as influências latino-americanas e européias, formando um cenário propício para tais manifestações. 
     Idealizado pelas pelas empresas A Produtora e Preto Produtora Cultural o PercPOA  - Festival de Percussão da Cidade de Porto Alegre - propõe uma série de atividades culturais em conjunto, visando integrar músicos amadores e profissionais de todo o Brasil, bem como qualquer indivíduo que pretenda se iniciar na arte da música, principalmente, na percussão. O evento já conta com o apoio da PORTOWEB - Tambor e da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.







" Agradecemos a todos os amigos, colaboradores, apoiadores, patrocinadores e pessoas de bem, que elevam esta proposta, fazendo deste projeto um grande encontro educativo, e que se torna realidade a cada ano. Todos muito emocionados em estar-mos juntos confraternizando e nos sentindo vivos, nos rejovenescendo e honrando nossa história, nossas raizes e nossos ancestrais. Nossa consciência é o nosso tambor maior  ".  

Á Equipe